Na realidade brasileira o rádio não é uma
mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia mais
utilizada e abrange todas as classes sociais. O desenvolvimento tecnológico tem
causado profundas modificações culturais que podem trazer melhorias sociais,
sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber por meio
das variadas mídias existentes, dentre elas o rádio. No campo educacional, as
novas tecnologias potencializam as mais remotas, integrando-se a elas e
proporcionando uma democratização da produção e recepção do conhecimento e das
informações.
O aumento da interatividade dos
meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas pelos
seus usuários, sobretudo no contexto educacional. Dessa forma, a implementação
de uma rádio escolar tem como princípio uma educação para, sobre e na mídia. Para isso é
preciso haver a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do
saber-fazer, para que a rádio escolar represente a totalidade dos envolvidos na
escola e contribua para o pleno exercício da cidadania.
Para criar uma rádio escola um dos primeiros passos, além de decidir o nome da
rádio, é construir um projeto que esteja vinculado ao projeto pedagógico da
escola. O projeto deve contemplar os objetivos da rádio, a divisão de responsabilidades e que tipo de programação
será veiculada. Para definir o formato da programação é preciso decidir se os
programas serão noticiários, musicais, humorísticos, educativos, e
distribuí-los ao longo do tempo que a rádio estará no ar.
Em um programa que trate
de variedades com duração de 20 minutos, por exemplo, podem ser destinados
cinco minutos para as notícias, cinco para músicas e um para o intervalo
comercial. E então, na segunda parte do programa, pode haver uma entrevista de
três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de
eventos, achados e perdidos, etc), e mais quatro minutos de música.
Para se montar uma rádio na escola são necessários
alguns equipamentos para organizar uma estrutura que possibilite ter uma rádio
escola completa, a saber:
1. microsystem: com CD player, rádio, toca-fitas e
entrada para microfone. Utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que não
entrará ao vivo, como vinhetas e comerciais;
2. fone de ouvido: provê o retorno do som em
execução para a pessoa que está no comando do som;
3. radiogravador: aparelho acessório que pode ter
seu uso alternado com o microsystem, assim enquanto um é utilizado pode-se
preparar a próxima execução;
4. caixa acústica: sistema de alto-falantes
instalado em locais estratégicos da escola para reproduzir o que está sendo veiculado
no estúdio, quatro caixas de cem watts serve um espaço para aproximadamente cem
pessoas;
5. microfone: utilizado para captar a voz do
responsável pela locução; 6. mesa de som e potência: em que são conectados o
microsystem, o microfone, os fones de ouvido e o radiogravador. É da mesa que
sai a fiação para as caixas de som.
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