PRODUÇÃO É TRABALHO
DE EQUIPE QUE REQUER:
1- Planejamento
2- Organização de conteúdo
3- Pesquisa
4- Construção coletiva
5- Domínio de
conhecimentos tecnológicos e da linguagem radofônica.
6- Articulação com a comunidade escolar (professores,alunos e
pais).
7- Conduta ética
8- Avaliação coletiva permanente.
ANTES
QUEM É O PÚBLICO ALVO?
OBJETIVOS DO GRUPO
·
Vivenciar a produção de um programa de rádio.
·
Elaborar uma pauta da programção de rádio.
·
Produzir textos para o programa de rádio.
·
Editar informações.
·
Selecionar músicas e feitos sonoros.
·
Explorar as ferramentas tecnológicas para a
produção de programas de rádio.
·
Estimular a habilidade de comunicação oral .
·
Trabalhar em equipe.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Mesa de som de 8 canais, microfone, computador conectado à
internet e equipado com sftware de edição de
áudio, caixas acústicas, leitor de DVD, gravador de som com cabo P10 /P2
e recursos sonoros como músicas em MP3 e efeitos sonoros.
PROGRAMAS UTILIZADOS
Programa de editor de áudio (Audacity) e processador de texto
BR Office.
FONTES DE PESQUISAS
Livros, internet, CDS, professores e outros.
DURANTE
ETAPAS DE PRODUÇÃO
1- Construção de pauta: planejamento e divisão de
tarefas.
Definir
a pauta é planejar o roteiro de trabalho. Nesse momento o grupo definie se
haverá vinheta da rádio, do programa, quais os gêneros a serem trabalhados,
quantos blocos constituirão o programa,qual a duração do programa, como será
cada bloco e qual a equipe envolvida.
Com
esse planejamento ,as equipes devem se dividir em tarefas (produção de
vinhetas, locução, edição, pesquisa, entrevista, redação, produção de efeitos
sonoros, produção musical).
2- Produção: roteiros, dos textos e sonora.
·
Produção de
Textos: envolve a construção dos textos de apresentação,
reportagens, notícias, perguntas
para entrevistas, textos de serviços,
entre outros.
·
Produção
Sonora: envolve a construção das vinhetas, dos spots, dos jingles, a
busca por efeitos sonoros e músicas.
3- Apresentação da
produção.
4- Avaliação dos programas,focando no processo e na
autoavaliação.
DEPOIS
Após a apresentação do programa é importante fazer uma AVALIAÇÃO do
trabalho do grupo, observando-se pontos positivos e negativos, como falhas,
dificuldades,sugestões, propostas pra os próximos trabalhos.
Os
programas para rádio escola produzidos para o intervalo escolar contribuem com informação e
entretenimento. para segurar a audiência dos alunos, é preciso balancear o
tempo destinado a locução e as músicas.
Ex:
utilizar 40% do tempo de duração do programa com informes, abertura, vinhetas
de passagem, spots, entrevistas, dicas culturais, lazer e despedida. os outros
60% são destinados as músicas.
Como
a programação musical irá tomar um tempo maior dentro do programa é preciso
estar atento ao gosto de todos. O ideal
é mesclar gêneros musicais para atender a todos os gostos.
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