Social Icons

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Produção do programa


Alunos do projeto rádio raposo


PRODUÇÃO É TRABALHO DE EQUIPE QUE REQUER:




1- Planejamento
2- Organização de conteúdo
3- Pesquisa
4- Construção coletiva
5- Domínio  de conhecimentos tecnológicos e da linguagem radofônica.
6- Articulação com a comunidade escolar (professores,alunos e pais).    
7- Conduta ética
8- Avaliação coletiva permanente.

ANTES
QUEM  É O PÚBLICO ALVO?

OBJETIVOS DO GRUPO
·         Vivenciar a produção de um programa de rádio.
·         Elaborar uma pauta da programção de rádio.
·         Produzir textos para o programa de rádio.
·         Editar informações.
·         Selecionar músicas e feitos sonoros.
·         Explorar as ferramentas tecnológicas para a produção de programas de rádio.
·         Estimular a habilidade de comunicação oral .
·         Trabalhar em equipe.
        
 RECURSOS NECESSÁRIOS
Mesa de som de 8 canais, microfone, computador conectado à internet e equipado com sftware de edição de  áudio, caixas acústicas, leitor de DVD, gravador de som com cabo P10 /P2 e recursos sonoros como músicas em MP3 e efeitos sonoros.

PROGRAMAS UTILIZADOS
Programa de editor de áudio (Audacity) e processador de texto BR Office.

FONTES DE PESQUISAS
Livros, internet, CDS, professores e outros.

                                            
DURANTE
ETAPAS DE PRODUÇÃO
1- Construção de pauta: planejamento e divisão de tarefas.

Definir a pauta é planejar o roteiro de trabalho. Nesse momento o grupo definie se haverá vinheta da rádio, do programa, quais os gêneros a serem trabalhados, quantos blocos constituirão o programa,qual a duração do programa, como será cada bloco e qual a equipe envolvida.
Com esse planejamento ,as equipes devem se dividir em tarefas (produção de vinhetas, locução, edição, pesquisa, entrevista, redação, produção de efeitos sonoros, produção musical).
                                           

2- Produção: roteiros, dos textos e sonora.
·         Produção de  Textos: envolve a construção dos textos de apresentação, reportagens, notícias,  perguntas para  entrevistas, textos de serviços, entre outros.

·         Produção  Sonora: envolve a construção das vinhetas, dos spots, dos jingles, a busca por efeitos sonoros e músicas. 
                          
3- Apresentação  da produção.
4- Avaliação dos programas,focando no processo e na autoavaliação.

DEPOIS
Após a apresentação do programa é importante fazer uma AVALIAÇÃO   do trabalho do grupo, observando-se pontos positivos e negativos, como falhas, dificuldades,sugestões, propostas pra os próximos trabalhos.

Os programas para rádio escola produzidos para o intervalo  escolar contribuem com informação e entretenimento. para segurar a audiência dos alunos, é preciso balancear o tempo destinado a locução e as músicas.

Ex: utilizar 40% do tempo de duração do programa com informes, abertura, vinhetas de passagem, spots, entrevistas, dicas culturais, lazer e despedida. os outros 60% são destinados as músicas.
Como a programação musical irá tomar um tempo maior dentro do programa é preciso estar atento  ao gosto de todos. O ideal é mesclar gêneros musicais para atender a todos os gostos.




0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text

Esse espaço é reservado as todos aqueles que desejam ficar "por dentro" da rádio da escola Jorge Lopes Raposo. E lógico deixa seu comentário,que todos possam utilizar um pouco desse espaço! Bem Vindos!
 
Blogger Templates